Páginas

Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Athenas - o Roubo

A Acrópole de Atenas

A colina da Acrópole é a atração mais importante da cidade. Durante a Idade de Ouro de Péricles, a civilização Grega antiga foi representada de uma forma ideal sobre a colina e algumas das obras arquitetônicas do período foram erguidas por este motivo: o Parthenon, o Erechtheion e o Templo de Nike. Além do Museu da Acrópole aqui você vai encontrar as Propylea, que é a entrada monumental para a área sagrada também construída no mesmo período.

O Parthenon é o monumento mais importante característico da antiga civilização Grega e continua a ser seu símbolo internacional.
  • Foi dedicado a Athena Parthenos, deusa padroeira de Atenas.
  • Foi construído entre 447 e 438 aC por Pheidias, o famoso escultor de Atenas, enquanto Iktinos e Kalikartes foram os arquitetos do edifício.
  • O templo foi construído quase exclusivamente de mármore de Pentelic.
  • A parte central do templo chamado de Cela, abrigou uma famosa estátua Criselefantina de cultos de Atena, feita por Pheidias.
Durante a ocupação turca uma bomba Veneziana caiu no Parthenon e causou uma tremenda explosão que destruiu uma grande parte do monumento que tinha sido preservado em bom estado até então.

O desastre foi concluído no início do século 19, quando o embaixador Britânico em Constantinopla, Lord Elgin, roubou a maior parte da decoração escultórica do monumento (frisos, métopas, frontões) transferindo os para a Inglaterra e os vendeu para o Museu Inglês, onde ainda estão expostos, sendo uma das mais significativas coleções do museu.

No Museu Britanico há uma justificativa, do porque tais partes do Parthenon não devem ser devolvidas à Grecia(!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: