Páginas

Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Festival da Cerveja 2012 - Alemã de Trigo


A Franziskaner Weissbier é uma das cervejas de trigo mais conhecidas do mundo, com mais de 600 anos. As cervejas de trigo têm uma longa história: os babilônios já apreciavam esse tipo de cerveja, que é obtida através de alta fermentação, a maneira mais antiga de se fazer cerveja.

A Franziskaner se distingue pelo seu agradável nível de carbonato e sabor, deixando uma sensação refrescante. Pelo fato de conter menos lúpulo, quando comparada com a maioria das Pilsen, as cervejas do tipo weiss proporcionam uma sensação gustativa mais suave e frutada. O processo de filtragem permite a presença de fermento após o envase o que, além de dar uma aparência turva à cerveja, promove a re-fermentação na própria garrafa em um processo similar ao das champanhes

As que experimentei no dia 02 de janeiro, na Adega mencionada no post anterior, tinha creme denso com bolhas grandes, marrom claro. O líquido é bem turvo, com muitas partículas. Sua cor é âmbar, que lembra garapa. Tem corpo leve para médio e textura entre seco e aguado; boa carbonatação. O paladar tem um final metálico e levemente adstringente.

O sabor é inicialmente doce e amargo, bem leves, e o final é levemente ácido. Tem média duração. O aroma trás um gostoso malte caramelo, leve lúpulo e levíssimos mel e cítrico. Também cravo e banana. Uma ótima cerveja para quem quer entender o que é uma weiss e para iniciar o ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: