Páginas

Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Proximo Destino - Athenas


Principais atrações:
1 - Acrópolis
Dionysiou Areopayitou, metrô Acropolis

Um dos mais famosos cartões-postais do mundo, a Acrópolis não desaponta nem os visitantes mais cheios de expectativas. Do alto, onde fica sua principal construção, o Parthenon, ou Templo de Athena, é possível avistar toda a cidade. 

2 – Museu Nacional de Arqueologia
Patisson, metrô Omonia ou Biktoria

Esse enorme museu passou por extensas reformas em preparação para as olimpíadas. O ideal é chegar bem cedo, pois há muito para ver e evitar os grupos de turistas é uma boa. As mais belas peças do acervo são pequenas. Máscaras, joias e vasos de ouro em miniatura são difíceis de serem apreciados quando as salas ficam lotadas. Mas a multidão nunca ofusca a presença imponente das esculturas da espetacular coleção de bronzes.

3 – Templo de Zeus Olímpico
Leforos Vasilissis, metrôs Syntagma e Acropolis

O imperador Adriano de Roma, não do Corinthians foi o responsável pela conclusão das obras desse templo, que levou mais de 700 anos para ser erguido. Com 108 metros de comprimento e 43 de largura era um dos maiores da Antiguidade. Suas colunas de mármore com mais de 14 metros de altura deram a ele o apelido de Kolonnes e um dia dividiram espaço com estátuas de Zeus e do próprio Adriano.  

4 – Museu Bizantino e Cristão
Syntagma, metrôs Syntagma e Evangelismos

Se você gosta de ícones – pinturas sacras em madeira – não pode deixar de visitar esse museu. A coleção inclui uma seleção dos mais importantes exemplos de arte grega dos séculos 4 e 5. 

5 - Museu Benaki
Leforos Vasilissis, metrôs Syntagma e Acropolis

Uma impressionante coleção particular com mais de 20 mil peças que vão desde o período Neolitico até o século 20. Belos trajes de época, aposentos inteiros reconstruídos de uma mansão grega do século 18, bronzes, estátuas de ouro e raros tecidos usados pelos primeiros cristãos são os destaques do acervo.

6 – Fundação Goulandris
Sintagma, metrô Syntagma

Uma enxuta, mas excelente coleção de arte das ilhas Cíclades, com mais de 200 vasos de pedra e cerâmica e muitas esculturas datando de 5 mil anos atrás. As salas são pequenas, bem iluminadas e todas as peças identificadas em inglês, o que ajuda na compreensão da beleza e da importância de cada item. 

7 – Museu Judaico
Sintagma, metrô Syntagma

A comunidade judaica grega foi quase toda exterminada na 2a Guerra Mundial. No entanto, marcas do seu passado estão muito bem apresentadas no museu. A mais impressionante é a reprodução da sinagoga de Patras, destruída pelos nazistas.

8 – Templo de Poseidon
Cabo Sounion

Situado na ponta mais ao sul da península Ática, o cabo Sounion era o primeiro e o último ponto de terra que os marinheiros avistavam ao chegar ou partir de Atenas. Além de estar em um ponto privilegiado do território, o Templo de Poseidon ainda preserva cerca de 15 das duas 34 colunas de mármore, o que faz dele um dos mais belos da Grécia.

9 – Ágora Antiga
Monastiraki, metrô Monastiraki

Esse era o centro da vida urbana da Grécia antiga. Situada aos pés da Acrópolis, a Ágora Antiga inclui restos de escolas, teatros e arenas, por onde Sócrates, Platão e São Paulo circularam. Não deixe de ver o Templo de Atena, construído no século 5 a.C.

10 – Mosteiro de Paphni
El Raval, metrôs Catalunya e Universitat

Depois de ter sido severamente danificado por um terremoto em 1980, esse belo mosteiro foi restaurando. Ao entrar, espere que seus olhos se acostumem com a baixa luminosidade antes de admirar os belos mosaicos que cobrem os domos e paredes. Um espetáculo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: