Páginas

Total de visualizações de página

sábado, 12 de março de 2011

Uma viagem à Índia sem sair do Brooklin


Govinda é o nome, ou um dos nomes, da divindade indu Krishna, deus do amor na mitologia. E é um dos mais belos e respeitados restaurantes tipicos de São Paulo e melhor, fica a algumas quadras da minha casa no Brooklin.

A casa é um verdadeiro “templo” da gastronomia e da cultura indianas, presentes no cardápio e na loja de exóticos móveis, objetos de arte e decoração. São dois salões, um piano bar com lareira e um lounge no primeiro pavimento, além de salas especialmente criadas para cursos e palestras no outro pavimento. Na decoração, os ornamentos, esculturas, mesas e cadeiras foram importados da Índia, Tailândia, Tibet, China e Birmânia.

Na área externa, um jardim com vista do bar e do restaurante foi projetado empregando técnicas e plantas vindas da Índia, com a predominância de antúrios e taget – cravo da índia –, que fazem parte da cultura e religião e são muito utilizados na decoração e paisagismo dos templos e das casas indianas.

Para atrair o paladar dos que apreciam a gastronomia indiana, o restaurateur Colin Rebello e sua equipe de chefs indianos e brasileiros preparam receitas clássicas e originais, em que predominam a utilização delicada de quase 25 diferentes tipos de especiarias típicas. O menu é dividido em quatro especialidades: tandoori, encanto dos marajás, curry specials e Índia vegetariana.

O meu pedido foi o tandoori, feito à base de grelhados e pães, todo preparado no forno tandoor, feito de barro em formato de vaso e aquecido por carvão. Assado neste forno, o nan, o mais apreciado dos pães indianos, é um dos itens do tradicional couvert do Govinda, servido acompanhado do kebab (bolinhos recheados com ovos de codorna) e de sete tipos de molhos indianos – manga, maçã, berinjela, iogurte com hortelã, iogurte com coco ralado, banana com coco ralado e gengibre.

Todos os pratos sugeridos são identificados no cardápio por um exclusivo sistema de estrelas. Pedidos sem estrelas são servidos com a mínima adição de pimentas. Pedidos identificados com estrelas – entre uma e cinco – têm seu nível de pimenta maior e quanto mais estrelas tiver, mais picante será seu sabor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: