Páginas

Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Viagem .... Açailandia


Por volta das 20h00 chegamos à Açailandia, ultima cidade do Maranhão. A grande quantidade de açaizeiros às margens do riacho encontrado pelos índios Curia e Cocranum deu origem ao nome do município. De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa, açai significa: fruto do açaizeiro, palmeira da Amazônia cujo nome científico é Euterpe oleracea.

Do seu fruto é feita uma bebida do mesmo nome, muito apreciada no Estado do Pará. Alguns historiadores falam também que Açaí ou Assahy, de acordo com o linguajar indígena, teria o significado de: haste comprida que produz grãos miúdos. O '-lândia', é um radical de origem germânica, cognato com a palavra 'land' em inglês. Daí, o nome Açailândia.

A cidade sede do município é privilegiada por sua localização no entroncamento da BR-010 (Belém-Brasília) com a BR 222 (que liga Açailândia com as demais regiões do Nordeste). É ainda o entroncamento da Ferrovia Carajás com a Ferrovia Norte Sul, constituindo-se no maior entroncamento rodo-ferroviário do Norte e Nordeste do Brasil.

Em Açailândia, o tráfego de passageiros na Ferrovia de Carajás foi aberto somente dois meses e meio depois da inauguração da Ferrovia: em 17/03/1986 um trem percorreu 540 km partindo de Pequiá, passando por Açailândia, até São Luis, inaugurando o transporte de passageiros na linha. Logo em seguida, o transporte foi estendido até Parauapebas, que não é o ponto final da linha, este sim no km 892.

De lá até o final da ferrovia é feito somente o transporte de minério. O trem percorre a linha três vezes por semana, indo num dia e voltando no dia seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: